Os Canhões de Navarone

Os Canhões de Navarone




(The Guns of Navarone - 1961 - EUA)



Os vencedores do Oscar® Gregory Peck (melhor ator, O Sol É Para Todos, 1962), David Niven (melhor ator, Vidas Separadas, 1958) e Anthony Quinn (melhor ator coadjuvante, Viva Zapata!, 1952; Sede De Viver, 1957) estrelam como um time de especialistas militares da Aliança recrutados para uma perigosa mas imprescindível missão: infiltrarem-se na fortaleza ocupada por nazistas e desativar dois canhões de longo alcance para que 2.000 soldados ingleses aprisionados possam ser resgatados. Enfrentando uma viagem marítima implacável, terrenos perigosos e a possibilidade de um traidor entre eles, a equipe precisa superar o impossível para manter suas próprias vidas.
Adaptado pelo roteirista Carl Foreman, o romance best-seller de Alistair MacLean Os Canhões de Navarone foi indicado a 7 Oscar®, incluindo melhor filme e venceu o de melhor efeitos especiais, 1961.

Premiações
- Ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Especiais, além de ser indicado em outras 6 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição e Melhor Som.


- Ganhou 2 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Trilha Sonora.

- Recebeu uma indicação ao BAFTA, na categoria de Melhor Roteiro - Filme Britânico.


Curiosidades
- O diretor original de Os Canhões de Navarone era Alexander Mackendrick, que foi demitido pelo produtor Carl Foreman devido a diferenças criativas.


- Inicialmente seria William Holden quem interpretaria o capitão Keith Mallory. Entretanto, como pediu US$ 750 mil mais 10% da bilheteria como salário, os produtores resolveram substituí-lo por Gregory Peck.

- O ator Anthony Quayle esteve durante parte da 2ª Guerra Civil realmente organizando forças de guerrilha.

- Após o término das filmagens uma das locações utilizadas foi rebatizada como "Anthony Quinn Bay", já que o ator declarara ter comprado uma propriedade no local devido a sua beleza.

- O orçamento de Os Canhões de Navarone foi de US$ 6 milhões.

- Seguido por Comando 10 de Navarone (1978).

-------------------------------------------------------------------------------

Trilha Sonora: trilha sonora de Dimitri Tiomkim
 



Um comentário:

F.G.U disse...

o filme ganhou premiações pela trilha sonora, de quem é a composição, qual o nome das musicas?