Cinco Dedos

Cinco Dedos (5 Fingers)

Eis um ótimo suspense de espionagem, com James Mason.

Título Original  = 5 Fingers
Diretor = Joseph L. Mankiewicz
Elenco = James Mason , Danielle Darrieux
Ano = 1952 - EUA - P&B


O filme baseia-se na história real de Elyesa Bazna (James Mason), um cidadão de Ancara, na Turquia, país neutro na Segunda Guerra Mundial.
Bazna trabalhou como serviçal na Embaixada da Alemanha em Ancara, mas perdeu o emprego quando descobriu-se que ele tinha o hábito de fotografar correspondência pessoal.


Habilidoso, conseguiu outro emprego, desta vez, na Embaixada Britânica, na função de camareiro do Embaixador, onde continuou com seu hobby, fornecendo documentos fotografados ao inimigo.

Bazna já havia sido marinheiro e sonhava tornar-se rico para morar confortavelmente, no Rio de Janeiro. Com esse objetivo, ofereceu seus préstimos ao III Reich. Recrutado pelos nazistas como espião na Embaixada Britânica, recebeu o codinome de Cícero.




A segurança na Embaixada Britânica era tão relaxada que o Embaixador estudava documentos de alto sigilo em seu quarto, e Cícero não teve dificuldades em fotografar importantes segredos do Dia D e passá-los aos nazistas.


Seu contato com os alemães era uma condessa, uma sedutora e astuciosa mulher, em quem confiava e que se encarregava de guardar o dinheiro.




Mas sua carreira secreta foi ameaçada pela presença de um agente americano que trabalhava na Embaixada.



O final se passa no Rio de Janeiro e tem uma solução surpreendente e perfeita para o tom da trama.


Curiosidades:

Bazna, em verdade, nasceu na Albânia e foi ajudado por uma parente. A Condessa do filme foi uma licença-poética de Hollywwod.

Nenhum comentário: