Viagem do Coração (Bon Voyage)

A invasão da França pela Alemanha na 2ª Guerra Mundial faz com que um grupo de pessoas importantes tenha que se hospedar em hotel em Bordeaux. A convivência forçada faz com que surjam intrigas e paixões. Dirigido por Jean-Paul Rappeneau (Cyrano de Bergerac) e com Gérard Depardieu, Isabelle Adjani e Peter Coyote no elenco.

Pouco após o início da 2ª Guerra Mundial a Alemanha invade a França, ocupando Paris. Figuras importantes, como parlamentares, jornalistas, médicos e intelectuais, se refugiam no hotel Splendide, em Bordeaux, cidade livre do domínio nazista. Quando esta elite se vê obrigada a conviver com espiões e criminosos, passa a surgir toda espécie de intrigas e alianças políticas. Mas também nascem tórridos romances, como o vivido por um jovem que precisa escolher entre uma atriz famosa e uma estudante, enquanto se posiciona frente a questões políticas.

A trama inclui o momento da capitulação da França (o Armistício), liderada pelo Marechal Pétain e, pode-se dizer, uma das primeiras ações de campo da Resistência Francesa.

- Ganhou 3 prêmios no Cesar, nas categorias de Melhor Revelação Masculina (Grégori Derangère), Melhor Fotografia e Melhor Desenho de Produção. Recebeu ainda outras 8 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Yvan Attal), Melhor Roteiro, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição e Melhor Figurino.


seta3.gif (99 bytes) Curiosidades
- Esta é a 2ª vez em que o diretor Jean-Paul Rappeneau e o ator Gérard Depardieu trabalham juntos. A anterior fora em Cyrano de Bergerac (1990).


- Esta é a 4ª vez em que os atores Gérard Depardieu e Isabelle Adjani trabalham juntos. As anteriores foram em Barocco (1976), Camille Claudel (1988) e Les Cent et Une Nuits de Simon Cinéma (1995).

- Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2004.

- O orçamento de Viagem do Coração foi de US$ 20 milhões.



Título Original: Bon Voyage
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 114 minutos
Ano de Lançamento (França):
2004
Site Oficial: www.sonyclassics.com/bonvoyage
Estúdio: Canal+ / France 2 Cinéma / France 3 Cinéma / Région Ile-de-France / ARP Sélection
Distribuição: Sony Pictures Classics / Columbia TriStar Films
Direção: Jean-Paul Rappeneau
Roteiro: Jerome Tonnerre, Jean-Paul Rappeneau, Gilles Marchand e Julien Rappeneau
Produção: Laurent Pétin e Michele Pétin
Música: Gabriel Yared
Fotografia: Thierry Arbogast
Desenho de Produção: Jacques Rouxel
Figurino: Catherine Leterrier
Edição: Maryline Monthieux

Fontes: IMDb - adorocinema

Nenhum comentário: