A Ponte (die Brücke)


Direção: Bernhard Wicki
Roteiro: Michael Mansfeld. Baseado no romance de Erwin C. Dietrich
Produção: Alemã / 1959
Em alemão com legendas em português
Preto e Branco
105 min

Elenco

Folker Bohnet .... Scholten
Fritz Wepper .... Mutz
Michael Hinz .... Forst
Frank Glaubrecht .... Borchert
Karl Michael Balzer .... Karl Horber
Volker Lechtenbrink .... Klaus Hager
Günther Hoffmann .... Bernhard
Cordula Trantow .... Franziska
Wolfgang Stumpf .... Stern
Günter Pfitzmann .... Heilmann
Heinz Spitzner .... Fröhlich

Sinopse: Em 1945 durante os últimos meses da Segunda Guerra Mundial, um grupo de adolescentes alemães é designado a proteger uma pequena ponte em sua aldeia natal. Ao saberem que as tropas americanas se aproximam, os soldados de Wehrmacht fogem, mas os meninos, cheios do entusiasmo nazi-ideológico de "sangue e honra " ficam para defender a ponte. Nesse cenário da decadente Alemanha nazista, bastam 105 minutos para Wicki apresentar-nos a guerra por inteiro; o nascimento, a auto-sufocação ao fanatismo nacionalista e, por fim, a transformação do ardor inocente em perda de moralidade. De repente as razões para a guerra parecem claras. E só resta encontrar alguém para culpar.
Fonte: http://br.geocities.com/mostraorigens/filme_aponte.html

Comentário do Alfredo (Cineguerra): Filmaço. Trata-se de um grupo de garotos que são amigos em um pequeno vilarejo. Eles todos sabem que serão chamados ao alistamento, onde mostram-se divididos entre o patriotismo e o medo de lutar. São mandados para defenderem uma pequena ponte do seu vilarejo. Porém, não têm idéia do que ocorre com o exército alemão em 1945.

O filme é lindo, mas ao mesmo tempo, triste. Mostra-se o entusiasmo e patriotismo dos adolescentes sem experiência de vida, ao mesmo tempo que mostra-se o medo e o carinho entre os amigos e a preocupação com seus familiares.

Para um filme de 1959, as cenas de combate são muito boas, porém, caem em segundo plano, pois o filme tem uma bonita história, que é o principal.

Em suma, um filme alemão nota 10 que merece destaque.

------------------
INDIQUE ESTA MATÉRIA