Além da Linha Vermelha


Além da Linha Vermelha

(The Thin Red Line)

"The Thin Red Line" é um filme de 1998, realizado por Terrence Malick.

Adaptado da obra de James Jones, datada de 1962, o filme foca o conflito de Guadalcanal.

Durante a Segunda Guerra Mundial, fica claro que o resultado da batalha de Guadalcanal influenciará fortemente o avanço japonês no Pacífico. Assim, um grupo de jovens soldados é enviado para lá, trazendo alívio para as esgotadas unidades da marinha. Lá os recém-chegados conhecem um terror que nem imaginavam, mas no meio deste desespero surgem fortes laços de amor e amizade.

Esteve nomeado para 7 Óscares da Academia em 1999 (incluindo "Melhor Filme", "Melhor Realizador","Melhor Argumento", e "Melhor Fotografia", de John Toll), mas acabou por não ganhar nenhum.

O elenco é estelar: Sean Penn, Adrien Brody, James Caviezel, Ben Chaplin, Nick Nolte, John C.Reilly, John Travolta, John Cusack, Woody Harrelson, Don Harvey, Thomas Jane, Elias Koteas, George Clooney, Jared Leto, John Savage, Tim Blake Nelson, Paul Gleeson, Dash Mihok, Miranda Otto, Nick Stahl.

Curiosidades
- Billy Bob Thornton gravou, sob supervisão do diretor Terrence Mallick, cerca de 3 horas de narração, sobre os acontecimentos de Além da Linha Vermelha. Entretato, posteriormente Mallick resolveu substituir a narração de Thornton pelas vozes de 8 dos principais personagens do filme, fazendo exatamente a mesma narração.


- Bill Pullman, Viggo Mortensen, Lukas Haas e Mickey Rourke chegaram a gravar cenas para Além da Linha Vermelha mas não aparecem no filme, pois suas participações foram cortadas em sua edição final. - Terrence Mallick filmou durante 100 dias na Austrália, 24 nas Ilhas Salomão e apenas 3 nos Estados Unidos.

- A primeira versão de Além da Linha Vermelha tinha cerca de 6 horas.


- O livro de James Jones em que Além da Linha Vermelha foi baseado já havia sido adaptado para o cinema, pelo diretor Andrew Marton, em 1964, sob o título Heróis Para a Eternidade.


- Apesar das realistas cenas de combate, Além da Linha Vermelha distorceu completamente o comportamento dos japoneses. No fim, quando os soldados invadem o acampamento japonês, os soldados japoneses caem-se de joelhos, o que jamais ocorreu, já que eles lutavam até a morte.

Fontes:wikipedia, adorocinema, 2001video


Um comentário:

Unknown disse...

Sou um fã incondicional de filmes sobre a 2ª Guerra Mundial. Tenho alguns documentários e filmes em DVD's e três dos filmes que mais gostei foram "O Desafio das Águias", "Fugindo do Inferno", este baseado em factos reais e "O Resgate do Soldado Ryan".
Este "Além da Linha Vermelha" ainda não vi, mas vou ver e depois posto aqui o meu comentário.